terça-feira, 10 de maio de 2011

O que é o Sivam?



Vários órgãos governamentais atuam na região de forma individualizada, realizando, por vezes, o mesmo tipo de tarefa, sem compartilhar o obtido e sem aperfeiçoar o uso do dinheiro dos cofres públicos. Resultado: pouco se sabe sobre a vasta região, e não há um efetivo controle sobre as ações criminosas.
Você vai perguntar: E daí? Bem, é justamente neste contexto que entra em cena o Sistema de Vigilância da Amazônia, criado para estabelecer uma nova ordem na região. O Sivam é uma rede de coleta e processamento de informações.

Serão levantadas, tratadas e integradas as informações obtidas por cada órgão governamental que trabalha na Amazônia. Será uma grande base de dados e todos os órgãos vão compartilhar esse conhecimento.
Elimina-se, assim, a duplicação de esforços que existe hoje, adequando-se à utilização dos meios e recursos disponíveis para a realização de tarefas, respeitando as competências institucionais.

Infra-estrutura
            O Sivam terá uma infra-estrutura comum e integrada de meios técnicos destinados à aquisição e tratamento de dados e para a visualização e difusão de imagens, mapas, previsões e outras informações.
            Esses meios abrangem o sensoriamento remoto, a monitoração ambiental e meteorológica, a exploração de comunicações, a vigilância por radares, recursos computacionais e meios de telecomunicações.
            As aplicações desses meios técnicos e a associação dos dados obtidos, com base nos diversos sensores, proporcionarão informações temáticas particulares às necessidades operacionais de cada usuário.

Vantagens para o país
            Tem-se um projeto reconhecidamente estratégico para o país, onde:
  • Estão garantidos os recursos para a sua completa execução, com um contrato de financiamento que dividiu os serviços de implantação entre a Raytheon, empresa norte-americana, a Fundação Atech e a Embraer, ambas as empresas genuinamente brasileiras;
  • O governo brasileiro tem profundo interesse na sua implantação, pois representa uma ferramenta importantíssima para a solução dos problemas da região;
  • Há unanimidade dos governos regionais em reconhecer a sua importância para a integração e o desenvolvimento sustentável da Amazônia;
  • A operação do sistema será autossustentada, por meio da arrecadação de taxas pelos serviços prestados;
  • Será exercido efetivo controle sobre a Amazônia, não só de seu espaço aéreo, mas, sobretudo, do uso de seus recursos hídricos, da biodiversidade, da ocorrência de desmatamentos e queimadas, do assentamento e movimentação dos povos indígenas, das florestas terrestres e no suporte à repressão ao contrabando, ao narcotráfico e à garimpagem ilegal, e
  • Vislumbra-se, para um futuro próximo, a participação, em bases concretas, dos demais países amazônicos, atuando como suporte à integração do Brasil, num processo de cooperação para o desenvolvimento regional em nível internacional.
Tais dados comprovam a diversidade das áreas de abrangência do projeto, validando a sua oportunidade, os custos/benefícios, refletindo também a preocupação do governo em direcionar esforços para propiciar o desenvolvimento sustentável e a segurança da Amazônia, que guarda, em si, extrema relevância estratégica para o futuro do Brasil. Agora, usando o grito de guerra dos guerreiros da Amazônia, “é selva!”.

Bibliografia
O QUE é o Sivam? Disponível em: http://www.sivam.gov.br/PROJETO/intro3.htm. Acesso em: 16 nov. 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário