terça-feira, 19 de abril de 2011

AS ALIANÇAS MILITARES


OTAN

            O final da Segunda Guerra sinalizava o prenúncio de um novo conflito, cujas proporções seriam imprevisíveis. Já em 1945, os Estados Unidos mostraram ao mundo o seu poder de dissuasão militar ao forçarem a rendição do Japão detonando duas bombas nucleares nas cidades de Hiroshima e nagasaki. Em 1949, a União Soviética fez o seu primeiro teste nuclear, demonstrando que podia competir em igualdade de condições, numa corrida por armas atômicas.

            Ainda em 1949, sob a liderança dos Estados Unidos, foi criado a OTAN (Organização do Tratado de atlântico Norte), um grande sistema de defesa multinacional, que reuniu as forças militares dos Estados Unidos, do Canadá e de vários países da Europa. Em 1955, os países socialistas, sob a liderança soviética, formaram o Pacto de Varsóvia, com a mesma finalidade: a defesa militar comum de seus associados. Em 1991, após o fim da União Soviética, o Pacto de Varsóvia foi extinto.
            Atualmente a OTAN é formada por 19 países. Em 2002 a Rússia começou a participar do Conselho da OTAN sem direito a voto, e esse passou a ser chamado de “Conselho dos 20”.

Bibliografia:
Geografia Geral e do Brasil - Ensino Médio. Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco e Cláudio Mendonça. Editora Saraiva.

4 comentários: