domingo, 17 de abril de 2011

SOCIALISMO - TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS E ESPACIAIS


            Em 1917, ainda durante a Primeira Guerra, ocorreu na Rússia a Revolução Socialista, que inaugurou uma nova concepção de organização social e geográfica. A Revolução Russa rompeu parcialmente com as relações entre a sociedade e o espaço que caracterizaram o capitalismo até aquele momento. Com a Revolução, ocorreram modificações no regime de propriedade, nas formas de produção e comercialização de mercadorias e novas relações de poder foram definidas.

            A instalação do sistema socialista na Rússia constituiu a primeira grande ruptura e ameaça à supremacia do capital internacional. De fato, a vitória da Revolução Russa disseminou e fortaleceu os ideais socialistas pelo mundo.
            No final de 1922, foi formada a URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. A implantação do socialismo furou aproximadamente uma década (de 1917 a 1928). Foi um período de consolidação do poder socialista e de coexistência entre a propriedade estatal socialista (indústria, minas, bancos e grande comércio) e a propriedade privada (fazendas e pequenos estabelecimentos industriais e comerciais).
Lênin
            A partir de 192, foi lançada a base do que seria a principal característica do sistema socialista na URSS: a planificação da economia. Todo o sistema de produção e de organização do espaço geográfico passou a ser definido pelo planejamento do Estado. Na URSS, a Gosplan (Comissão do Plano Geral do Estado) promoveu a total estatização dos meios de produção, com a instauração de cooperativas agrícolas (chamadas kolkhozes) e fazendas estatais (sovkhozes), ambas controladas pelo Estado. Este determinava as metais a serem alcançadas e o tipo de produção de cada estabelecimento, realizava a distribuição e a comercialização dos produtos e investia em grandes obras de infra-estrutura, como a canalização de rios, a instalação de usinas de energia elétrica e a ampliação do sistema ferroviário.
 Na charge, Vladimir Lênin (1870-1923),
um dos líderes da Revolução Socialista,
varre o capitalismo e seus representantes
da Rússia.


            A planificação da produção industrial privilegiou a indústria de base, a fim de dotar o país com uma infra-estrutura capaz de gerar, em médio prazo, o desenvolvimento auto-sustentado de outros setores industriais. O objetivo era eliminar, ou diminuir ao máximo, a dependência de importação de equipamentos e matérias-primas industriais. A vasta extensão territorial e a abundância de recursos minerais da URSS contribuíram, em muito, para o desenvolvimento dessa indústria de base.
            No final da década de 1903, quando a indústria de base soviética atingiu um elevado nível de produção - capaz de impulsionar outros setores industriais, especialmente o de bens de consumo -, o governo da URSS resolveu privilegiar os investimentos. Isso se deu principalmente por dois motivos: a deflagração da Segunda Guerra Mundial, em 1939, e a política expansionista soviética, com o objetivo de ampliar sua influência político-econômica para outros países. Essa situação foi mantida mesmo após o final da Segunda Guerra Mundial, em virtude de outros desdobramentos do conflito.

Bibliografia:
Geografia Geral e do Brasil - Ensino Médio. Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco e Cláudio Mendonça. Editora Saraiva.

4 comentários:

  1. Esta muito confuso e tem alguns erros, precisa melhorar muito.

    ResponderExcluir
  2. nao tem nada de transformaçoes no mundo soçialista tem que esclarece mais

    ResponderExcluir
  3. E muito importante saber a historia do brasil

    ResponderExcluir