terça-feira, 19 de abril de 2011

A ONU


Sede ONU

            A ONU (Organização das Nações Unidas) foi criada em 1945 pela Conferência de San Francisco, com o objetivo de assegurar a paz mundial e promover a cooperação entre as nações.

            É formado por vários órgãos e por uma série de agências especializadas (por exemplo, para a Educação, Ciência e Cultura - Unesco; para agricultura e alimentação - FAO; para a Saúde - OMS), além de programas e organizações (Programa das Nações Unias para a Infância - Unicef) dos quais participam quase todos os países do planeta. Apesar disso, desde sua criação, não se pôde impedir que ocorressem, no mundo, centenas de conflitos que levaram à morte mais de 20 milhões de pessoas.
            Entre seus princípios, na Carta das Nações Unidas, está registrado que todos os Estados-membros são soberanos e iguais entre si. No entanto, a ONU representa, desde sua criação, os interesses dos vencedores da Segunda Guerra Mundial. As resoluções tomadas pela Assembléia Geral, onda cada país tem direito a um voto, têm que ser aprovadas por pelo menos nove países do Conselho de Segurança e qualquer resolução até 1990 podia ser vetada pelos Estados Unidos ou pela Rússia. Atualmente, o poder de veto foi estendido aos cinco membros permanentes.
            Além disso, os Estados unidos têm sido acusados de conquistar votos para o que lhes interessa sobre os mais variados problemas, oferecendo ajuda financeira aos países mais pobres.

Bibliografia:
Geografia Geral e do Brasil - Ensino Médio. Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco e Cláudio Mendonça. Editora Saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário