terça-feira, 19 de abril de 2011

O MUNDO PÓS-SEGUNDA GUERRA


            Logo após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos, que já vinham apresentando crescimento econômico acelerado desde a segunda metade do século XIX, transformaram-se no principal expoente do desenvolvimento capitalista. Era a maior potência industrial e agrícola do planeta, detentora dos maiores recursos financeiros e de grande parte das reservas de outro (em 1948, 72% de todo o ouro existente no mundo estava nos cofres americanos).

            Nesse contexto os Estados Unidos precisavam ampliar o comércio mundial de suas mercadorias, e para isso era necessário fortalecer o capitalismo mundial. O que, por sua vez dependia também da reconstrução da estrutura produtiva e da infra-estrutura dos países europeus que foram afetados pela guerra e que não haviam adotado o socialismo.
            Em 1944, na Conferência de Bretton Woods, nos Estados Unidos, os governos dos países capitalistas definiram uma nova ordem econômica, que estimulava a retomada do desenvolvimento capitalista e a maior integração da economia mundial. Para tanto, foram criados o Banco Mundial, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Gatt (Acordo Geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comércio).
            Inicialmente, o Banco Mundial tinha o objetivo de captar fundos para a reconstrução européia após o término da guerra. Posteriormente, transformou numa instituição que fornecia recursos necessários à criação de infra-estrutura nos países subdesenvolvidos: construção de usinas de energia, exploração de recursos minerais e instalação de indústrias de base e projetos de defesa ao meio ambiente.
            O FMI foi criado para estimular o comércio internacional e promover ajuda econômica e fornecer assessoria técnica aos seus países-membros que viessem a apresentar problemas financeiros. A partir do FMI foram estabelecidas as regras básicas das relações financeiras internacionais. Com a sua criação, os países associados converteram o valor de suas moedas ao doar ou ao ouro, ocorrendo, por causa disso, uma valorização da moeda norte-americana frente às demais. O dólar passou a ser a moeda de referência no comércio mundial e aceito em todas as transações.
            O Gatt foi a terceira instituição básica criada com o objetivo de regulamentar o comércio mundial. Em 1º de Janeiro de 1995, foi substituído pela OMC (Organização Mundial do Comércio).
            Essas três instituições são interdependentes: os países que não respeitam as regras estabelecidas pela OMC, por exemplo, não tem acesso aos recursos financeiros do FMI e do Banco Mundial. Da mesma forma, o Banco Mundial só libera recursos para países que orientam sua economia de acordo com as metas estabelecidas e/ou aceitas pelo FMI.
Bibliografia:
Geografia Geral e do Brasil - Ensino Médio. Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco e Cláudio Mendonça. Editora Saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário