domingo, 17 de abril de 2011

Primeira Guerra Mundial

             A Itália, a Alemanha e o Japão iniciaram seu processo de industrialização apenas na segunda metade do século XIX e acabaram participando tardiamente da disputa neocolonialista, os confrontos entre as potências tornaram-se ainda mais acirrados.


            O aprofundamento das rivalidades entre as potências levou à formação de alianças militares que dividiram os países imperialistas europeus em dois blocos. Em 1882, Itália, Alemanha e Austro - Hungria formaram a Tríplice Entente.
            Nesse período, o império Turco-Otomano se encontrava em processo de desagregação. Na península dos Bálcãs (sudeste da Europa), a Bósnia-Herzegóvina, a Croácia e a Eslovênia, que anteriormente faziam parte de seu domínio territorial, foram incorporadas pelo império Austro-Húngaro. A região balcânica passou a ser uma frente de disputa com a Sérvia, que pretendia estender seu domínio por toda a península.
            Em junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, foi assassinado por um estudante pertencente à sociedade secreta Mão negra. Esse grupo era formado por nacionalistas sérvios que se opunham à presença austro-húngara nos Bálcãs. O assassinato foi interpretado pelo Império Austro-húngaro como uma agressão sérvia e foi o fato decisivo para o estopim da Primeira Guerra Mundial.
            Na Primeira Guerra, a Alemanha e a Áustria-Hungria, da Tríplice Aliança (com apoio posterior da Turquia e da Bulgária), opuseram-se aos países que formavam a Tríplice Entente (Rússia, França e Grã-Bretanha). A Itália, que pertencia à Tríplice Aliança, declarou neutralidade num primeiro momento e, mais tarde, entrou na guerra, junto com o Japão, ao lado da Tríplice Entente, lutando contra seus ex-aliados.
            A guerra causou profundas transformações no espaço geográfico mundial no início do século XX. Os países europeus tiveram suas plantações arrasadas houve forte retração da sua produção industrial. Com isso, eles passaram a depender basicamente dos Estados Unidos para se abastecer e se organizar economicamente. Os Estados Unidos, que já se colocavam como uma forte potência econômica eram o principal credor da França, da Rússia e da Grã-Bretanha, para quem tinham fornecido armas, munições, etanha, para quem tinham fornecido armas, muniçEstados Unidos para se abastecer e se organizar economicamente.  alimentos e outros produtos básicos. Em 1917, os norte-americanos declaram guerra à Alemanha e entraram no conflito.
            Em julho de 1918, as tropas da França, da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos realizaram uma investida decisiva, obrigando à capitulação da Áustria-Hungria, da Bulgária e da Turquia. Para a Alemanha, a guerra só terminaria alguns meses depois, com a abdicação do kaiser alemão e com a rendição incondicional desse país.
            Vários acordos de paz foram assinados, separadamente, pelos países derrotados na guerra, provocando profundas mudanças no mapa político da Europa. A Alemanha, rendida ao final do conflito, teve que aceitar os termos de um acordo - o Tratado de Versalhes - que lhe impôs condições bastante severas: o pagamento das indenizações de guerra (que, por mais de uma década, minguaram a economia alemã), a renúncia sobre todas as suas colônias e a perda de seu território a outros países da Europa.
            O desmembramento do Império Austro-Húngaro também levou à formação de outros países na Europa. Surgiram Estônia, Letônia, Lituânia, Finlândia, Iugoslávia e Tchecoslováquia.
            O vasto Império Turco-otomano ficou reduzido apenas à atual Turquia que teve que renunciar, a favor dos países vencedores da guerra, ao domínio que exercia no Oriente Médio: a Arábia Saudita, o Iraque e a Palestina passaram à tutela dos ingleses e a Síria e o Líbano foram ocupados pelos Franceses.
            As novas fronteiras dos países europeus definidas pelos tratados no período pós-guerra eram instáveis. Elas reuniram num mesmo território, germânicos e poloneses, germânicos e tchecos, muçulmanos e sérvios. Os conflitos entre esses diversos grupos que passaram a compartilhar o mesmo território nacional geraram uma instabilidade permanente, que teve graves conseqüências inclusive para a geopolítica do mundo atual.

Bibliografia:
Geografia Geral e do Brasil - Ensino Médio. Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco e Cláudio Mendonça. Editora Saraiva.

2 comentários:

  1. Provavelmente voce nem vai ler esse comentário, mas a Itália, Alemanha e Austro-Hungria formaram a Tríplice Aliança, nao a Entente. Adorei o texto aliás, foi de muita ajuda, meus sinceros agradecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Realmente no início em 1882 a Itália fazia parte da Tríplice Aliança, porém em 1915 ela saiu por jogos de interesses e foi lutar ao lado da Tríplice Entente.Eu também adorei o texto.

    ResponderExcluir